Que conceitos ambientais desconhece? Coloque-nos uma questão e poderá ver este glossário a crescer! 

 

EM DESTAQUE

I

Incineração – Processo de tratamento de resíduos efetuado através da decomposição térmica por combustão controlada a altas temperaturas, em que se verifica:

- Redução de peso e do volume dos resíduos

- Redução do nível de perigosidade dos resíduos pela eliminação de matéria orgânica

- Redução do nível de patogenicidade (capacidade de transmissão de doenças)

Exemplo: combustão de lamas para a remoção da água e redução dos resíduos remanescentes a uma cinza segura e não inflamável, que pode ser depositada com segurança.
 

 


A

Aterro Sanitário – Destino final constituído por um terreno impermeabilizado onde são depositados resíduos de forma controlada, em camadas, sendo estes cobertos com terra para minimizar o seu impacte ambiental.

 

B

Biodegradável - Substância ou matéria que pode ser decomposta naturalmente no ambiente através de processos biológicos por acção de organismos vivos.

C

Compostagem – Processo de degradação biológica por acção de microrganismos aeróbios, que transforma matéria orgânica em material estável, rico em substâncias húmicas e nutrientes minerais, que pode ser utilizado como corrector de solos.

D

Descontaminação – actividade que inclui a remoção da fonte de contaminação, bem como o confinamento e o tratamento necessários à minimização/ eliminação dos agentes poluentes e do seu impacte no ambiente.

 

E

Ecodesenvolvimento - Perspectiva actual do desenvolvimento que articula o crescimento económico com a gestão dos ecossistemas, com enfoque na protecção do meio ambiente e na preservação dos recursos naturais, considerando o contributo dos conhecimentos de cada região e/ ou cultura nas vertentes cultural, biológica, ambiental, social e política.

 

F

Fileira de Resíduos - Tipo de material que constitui o resíduo. Exemplos mais representativos:

  • Fileira dos vidros
  • Fileira dos plásticos
  • Fileira dos metais
  • Fileira da matéria orgânica
  • Fileira do papel e cartão

 

G

Gestão de resíduos – Actividade que inclui as operações de recolha, transporte, armazenamento e encaminhamento de resíduos para tratamento, valorização ou eliminação.

 

H

Habitat – Lugar e meio em que vive um organismo, espécie ou comunidade. Inclui fatores:

 - Físicos: solo, luz, temperatura, humidade e outros

 - Biológicos: os que dependem das atividades dos indivíduos e comunidades, p. e. a existência de alimento ou organismos predadores

Exemplos: habitat terrestre, habitat marinho.

 

I

Impacte Ambiental – Alteração significativa no meio ambiente (nociva ou favorável) resultante da actividade de uma organização ou particular. 

float right

O

Óleos Usados - Óleos tornados impróprios para o uso a que estavam inicialmente destinados:

  • Óleos industriais lubrificantes de base mineral
  • Óleos dos motores de combustão e dos sistemas de transmissão
  • Óleos minerais para máquinas, turbinas e sistemas hidráulicos
  • Outros óleos que pelas suas características lhe possam ser equiparados

P

Produtor (de resíduos) – Entidade (particular ou empresa), que em seu nome ou de terceiros, produza resíduos ou realize operações que alterem a natureza ou a constituição dos mesmos.

R

Resíduos Inertes – Resíduos que não sofrem transformações físicas, químicas ou biológicas importantes pelo que não podem ser solúveis inflamáveis ou biodegradáveis, nem aumentar a poluição ou prejudicar a saúde humana através do contacto com outras substâncias.

Resíduos Perigosos – Resíduos que possuem determinadas concentrações de substancias que representam um risco para a saúde humana e /ou para o ambiente, de acordo com o anexo III do Dec.-Lei 73/ 2011.

S

Salvado - o veículo com contrato de seguro automóvel que, em consequência de acidente, tenha sofrido danos que impossibilitem em definitivo a sua circulação ou afectem gravemente as suas condições de segurança, nos termos do art.º 13.º do Dec.-Lei n.º 44/2005. 

Constitui um resíduo nos termos da alínea u) do artigo 3.º do Dec.-Lei n.º 178/2006.

T

Tratamento (de resíduos) – operação de valorização, eliminação ou alteração de características dos resíduos, para minimização do seu volume ou perigosidade e/ ou maior facilidade na movimentação, eliminação ou valorização.

V

Valorização ou recuperação de resíduos - Reaproveitamento de resíduos através de reciclagem ou valorização energética, incluindo a utilização, troca e acumulação dos mesmos no âmbito destas operações.

Exemplos:

  • Utilização como combustível
  • Refinação e outras reutilizações de óleos
  • Aplicação em tratamentos no solo em benefício da agricultura 
  • Reciclagem de papel e cartão, madeira, pneus, metais e plásticos

Ficou com alguma dúvida? Contacte-nos para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.